Medicina Geral e Familiar

Home>> Serviços>> Medicina Geral e Familiar

Medicina Geral e Familiar

A especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) é decorrente da legislação da 1982 que estabeleceu as carreiras médicas. Desde então, todos os médicos integrados nas carreiras  têm formação específica. Assim se pôs termo a uma situação tradicional em que os médicos sem formação específica eram denominados “Clínicos Gerais”.

A especialidade de MGF requer um período de formação de quatro anos em que o clínico frequenta serviços de diversas especialidades hospitalares e de Saúde Pública e partilha da actividade nos Centros de Saúde, tutelado por colegas formadores.

A actividade dos médicos especialistas em MGF é exercida preferencialmente nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Aí, é atribuída a cada médico a responsabilidade de assistência a um conjunto definido de cidadãos em número que poderá variar mas que se situa, habitualmente, entre 1500 e 2000. Ao contrário dos médicos de outras especialidades, o Médico de Família tem uma relação contínua e prolongada com um número limitado de utentes. Assim se estabelece uma relação próxima e continuada com as pessoas integradas num conjunto familiar que acabará por ser conhecido pelo médico.

Além da actividade curativa geral, o médico de família tem uma grande acção preventiva, nomeadamente no controle de patologias específicas, por exemplo Hipertensão Arterial ou Diabetes, com seguimento regular e agendado dos utentes. Também atua no Planeamento Familiar, Rastreio do cancro da mama e do útero, Saúde Materna e Saúde Infantil em todos os centros de saúde, para além de outras actividades preventivas, algumas específicas de alguns locais.

Frequentemente, o médico de MGF tem ocasião de colaborar com os colegas de outras especialidades, nomeadamente na referenciação aos cuidados hospitalares e no seguimento posterior à intervenção nesses cuidados.

A necessidade de atendimento a situações agudas ou de utentes cujo médico de família esteja indisponível é suprida pelo atendimento em serviço de atendimento extraordinário, vulgarmente denominado por “Consulta Aberta”.

Finalmente, mas não secundariamente, o médico de família tem um papel importante no ordenamento do tratamento dos utentes com patologia variada, que recorrem a consultas com médicos de diversas especialidades, evitando a sobreposição de terapêuticas ou, até, o uso de medicações incompatíveis. É esta visão holística do utente que distingue esta especialidade. 

Medicina Geral e Familiar


Marcar consulta

Medicina Geral e Familiar


Marcar consulta
Avaliações (0)
  • Nenhuma avaliação encontrada !!!
Escreva uma avaliação

Você deve estar registrado e conectado para avaliar

Login

A SUA CLÍNICA ESPERA POR SI

A Especial Médicos protege a sua saúde e promove o seu bem-estar.

Marcar consulta online Marcar consulta