PERTURBAÇÕES MENTAIS E SAÚDE PSICOLÓGICA

Home>> Blogs>> PERTURBAÇÕES MENTAIS E SAÚDE PSICOLÓGICA

PERTURBAÇÕES MENTAIS E SAÚDE PSICOLÓGICA

  • Prof. Dr. João Borges Lopes
  • 18 Apr 2021
  • 0


As perturbações mentais, que normalmente se traduzem por alterações comportamentais, estão relacionadas com o sofrimento, incapacidade ou morbilidade causados por transtornos mentais, neurológicos ou uso de substâncias. É sempre de origem multicausal, com envolvimento de variáveis genéticas, biológicas e psicológicas, assim como condições sociais adversas ou outros fatores ambientais.

Para serem diagnosticadas como perturbações mentais é preciso que os sintomas e queixas sejam continuadas ou recorrentes e que resultem num agravamento ou perturbação do funcionamento pessoal numa ou mais áreas da vida.

De um modo geral pode dizer-se que, as perturbações mentais caracterizam-se por mudanças ao nível do modo de pensamento e das emoções, normalmente com tradução comportamental, ou de uma combinação destes, associados com diminuição (ou perda) da liberdade de agir e/ou deterioração do dia-a-dia do doente, da sua vida social, do emprego ou das atividades familiares.

As perturbações mentais podem afetar qualquer pessoa, independentemente da sua idade, sexo, estatuto social, rendimentos, raça/etnia, religião, orientação sexual, personalidade ou qualquer outro aspeto relacionado com a identidade cultural.

As perturbações mentais podem assumir muitas formas. Algumas são mais leves e podem apenas interferir de forma pouco significativa na vida diária. As perturbações mais graves, denominadas por perturbações mentais major, têm implicações significativas na vida das pessoas, chegando até a ser necessários cuidados hospitalares. São exemplo a esquizofrenia, a perturbação bipolar, a depressão major e formas graves de ansiedade.

A promoção da Saúde Psicológica é uma condição necessária, para a nossa qualidade de vida cerebral e geral, em diferentes contextos, individual, familiar, escolar, social e profissional, porque as perturbações mentais ocorrem do disfuncionamento destes mesmos contextos, alterações do comportamento individual, relação conjugal, sexual e familiar disfuncional, conflitos sociais, stresse psicológico no trabalho, etc…

Os primeiros sintomas e sinais são alertas para solicitarmos ajuda profissional e não ficarmos à espera que a situação vai ser melhorada e resolvida. Não devemos confundir a árvore com a floresta. Devemos recorrer a ajuda muito cedo, de forma preventiva e não curativa. Devemos fazer uma vez por ano, uma consulta de prevenção e saber se tudo está a ser conduzido da melhor forma e de modo saudável.


Professor Doutor João Borges Lopes

Psicólogo 
Comentários (0)
  • Nenhum comentário encontrado !!!
Deixe uma resposta

Você deve estar registado e logado para comentar

Login

A SUA CLÍNICA ESPERA POR SI

A Especial Médicos protege a sua saúde e promove o seu bem-estar.

Marcar consulta online Marcar consulta